quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Coordenadoria Norte promove atividades no ‘Outubro Rosa’...

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres no mundo.
Por Danielle Lobato
Em apoio à campanha de luta contra o câncer de mama, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRSN) aderiu mais uma vez ao “Outubro Rosa”. Nos dias 26 e 27 realizou, em sua sede, uma confraternização entre os funcionários. Na ocasião, todos os servidores se vestiram de rosa, responderam a um questionário sobre a importância da prevenção do câncer de mama, receberam a fita rosa, símbolo da causa, em formato de laço e participaram da palestra ministrada pela médica e assessora técnica da Saúde da Mulher, Cristina Helena Rama. Para melhor divulgar a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram contempladas com um cronograma ao longo do mês, repleto de atividades em prol da conscientização sobre a doença.
Para Karina Lima, de 32 anos, estagiária do setor de Desenvolvimento de Pessoas da CRSN, trata-se de um projeto importante. “É interessante, pois além de ser uma forma de integração, há conscientização e informação para todos por trás da ação”, afirmou.
Já Rafael Marques, de 18 anos, estagiário, comemorou sua inclusão no “Outubro Rosa”. “Hoje, eu visto rosa pela campanha da prevenção contra o câncer de mama. Acredito que como homem, ao participar, posso incentivar diversas mulheres a aderiram também, e a procurarem um especialista na área para a realização de exames”, declarou.
A Palestra
A CRSN encerrou a campanha “Outubro Rosa” com chave de ouro, com uma palestra ministrada pela médica Cristina Helena Rama, que esclareceu a dúvida de todos que estavam presentes. Ela ressaltou a importância da prevenção e da adoção de medidas como: estilo de vida saudável, boa alimentação e prática de exercícios físicos. Alertou sobre a necessidade de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o tabagismo. Destacou também, a importância da realização dos exames.
“O câncer de mama ainda é a maior causa de morte por câncer nas mulheres, isso porque, muitos casos são diagnosticados em fases avançadas da doença. Muitas mulheres ainda, por medo ou falta de informação, preferem não se submeter ao exame de mamografia. É preciso ressaltar que quanto mais cedo o diagnóstico, o tratamento será mais simples e maior será a chance de cura”, afirmou Cristina.
A gerente do setor de Gestão de Desenvolvimento de Pessoas da CRSN, Sônia Regina, acredita que a importância dessa ação foi a promoção da democratização do acesso ao conhecimento. “Sou completamente apaixonada pelo Programa Saúde da Mulher, já fiz parte da assessoria técnica do Programa na região de Vila Maria. E agora que estou na coordenação do Programa Estágio Remunerado, também não poderia ficar alheia a este movimento e nem deixar de aderir à campanha. Avalio que foi imprescindível a nossa participação, juntamente com os estagiários do setor, promovendo uma ação multidisciplinar, em parceria também, com a doutora Cristina”, finalizou

Marcionila Aparecida dos Santos
Assessoria de Imprensa
Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário