terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Unidade da zona Norte oferece...

Grupo de alívio à dor corporal.
Usuários da UBS Vila Dionísia recebem aulas práticas de fisioterapia e acupuntura
Diversas pessoas sofrem com dores musculares pelo corpo todo. Devido ao número elevado de procura pela cura para esses problemas, a Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS Norte), por meio da UBS Vila Dionísia, criou o Grupo de “Alívio da Dor”. O objetivo é atender a população com aulas práticas de fisioterapia e acupuntura. 

De acordo com estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a dor crônica afeta 30% da população mundial. Pesquisa feita nos EUA revela que o problema resulta em 550 milhões de dias de trabalho perdidos devido ao desconforto que afeta tanto a saúde quanto a qualidade de vida. O problema também altera o humor, o apetite e o sono, além de provocar queda na imunidade e estresse.

Antônio Bispo Nunes, um dos usuários da unidade, relata a importância e a mudança que o “Alívio da Dor” promoveu em sua vida. “Procurei o grupo porque, depois que fiz uma cirurgia para uma artrose, ainda sentia fortes dores na região dos joelhos e nos ombros. O médico me orientou a procurar uma Unidade Básica de Saúde que oferecesse sessões de fisioterapia. Corria o risco de perder os movimentos das pernas caso não me tratasse. Hoje eu sinto melhoras. Os médicos são aplicados e atenciosos“, afirma Nunes. Os resultados têm sido promissores. Cerca de 20 pessoas participam do grupo. As faixas etárias são variadas, de jovens a idosos.


Acupuntura


acupuntura é um método terapêutico com origem na Medicina Tradicional Chinesa. Consiste na estimulação de pontos cutâneos específicos através de agulhas. Há também a acupuntura auricular, que não utiliza agulhas. Ela age em doenças crônicas, ortopédicas, de pele, etc.

 A fisioterapeuta Adriane Ortiz de Castro afirma que “a maioria dos pacientes participa por meio de um encaminhamento do Ortopedista”. “Mas há também encaminhamentos do médico generalista, que é da estratégica da Saúde da família. Em reunião com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), eles entregam os encaminhamentos e discutimos os casos. Depois, marcamos uma avaliação individual do paciente para o integrarmos no grupo de Alívio da Dor e verificar se as melhoras estão ocorrendo”, afirma Adriane.

Multiplicadores de Saúde

O objetivo da unidade é, em 2016, que os pacientes se tornem contato com o Lian Gong, uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa. O Lian Gong consiste em 18 exercícios. Trata-se de um método especialmente projetado para tratar, de forma harmônica, o funcionamento do corpo humano. A ideia é montar um grupo aberto, sem a necessidade de encaminhamento.

Segundo o acupunturista Paulo Balikjian, “o bom é que o Lian Gong é difundido pelo mundo inteiro”. “O material didático é de fácil acesso na internet. A intenção é que eles [usuários] não se prendam apenas a um profissional da saúde, mas possam fazer os exercícios em casa. Desta forma, terão uma qualidade de vida melhor e também serão multiplicadores de Saúde”, afirmou. 

Serviço
UBS Vila Dionísia
Rua: Chen Ferraz Falcão, 50
CEP: 02670-040. (11) 3851-7483


Marcionila Aparecida dos Santos
Assessoria de Imprensa
Subprefeitura Casa Verde/Cachoeirinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário